top of page
Foto do escritorJully Custódio

Em sua 9ª edição, Oxigênio Festival mostrou que a resiliência foi a principal estrela do findi

Atualizado: 9 de ago. de 2024




Ufaaa!


Se tem uma lição a ser aprendida nesse final de semana é que resiliência é a chave do sucesso!


Em mais uma edição o Oxigênio Festival provou que, mesmo depois de tantos contratempos, a cena precisa ser vivida e que tem que de coragem.


Depois de ter o Campo de Marte fechado, impossibilitando de que a edição deste ano rolasse, o festival teve que ter um plano B de forma emergencial e vingou bravamente. Dividido em duas casas, o Cine Jóia e a Audio foram palco para que as bandas da cena deixassem o público vibrar com os seus sons e fazer parte do principal festival do calendário de um nicho, que a cada ano mostra que está disposto a vivenciar tudo isso.


No domingo, a Audio fez de tudo para que a ideia inicial do evento se tornasse real: dois palcos, praça de alimentação, som no talo e uma iluminação incrível para registrar os principais momentos do dia. E por falar em registros, o pessoal da Instax Brasil esteve em peso nos dois dias do festival e fez com que as memórias desse final de semana virassem fotos para recordar a qualquer momento. Além do mais, a gente reserva esse momento no calendário porque além de curtir as bandas a gente sabe que vai reencontrar amigos de milianos e tudo tem que ser registrado e da melhor forma possível. 


De uma maneira geral, em conversa com o público, o NFR notou que a Audio realmente está aprovada para as próximas edições e que os produtores do evento deveriam se atentar a este pedido. "Não dá nem pra comparar os dois locais. O Cine Joia foi realmente uma resolução de última hora. Não estavam preparados (nem teria como estar). Mas o segundo dia, na Áudio foi perfeito. O espaço, a organização, as comidas. Os horários de show um pouco apertados, mas isso foi porque conseguiram ampliar o Line Up, então valeu a pena. Os dois lugares, com organização prévia, são capazes de sediar o Oxigênio. Mas senti falta do espaço aberto com clima de festival.", diz Mayara Hellen que mora no interior de São Paulo e que sempre faz questão de vir nas edições do festival.


 Mas eu acho que a produção deveria considerar esse comentário aqui: "Eu gostei mais da Audio por ter um espaço maior pra transitar, a praça de alimentação ali encaixou super bem e talvez nem precisasse mexer no lineup se fosse possível começar o festival mais cedo.  Acredito que a Audio comporta muito bem um festival como o Oxigênio e se a próxima edição fosse lá, com certeza eu iria novamente", alerta Tainá Souza que nunca perde uma edição e que já está aguardando a próxima ansiosa. Assim como a gente!  


Enquanto isso, no segundo palco, o pessoal do Karaokillers  já fazia todo mundo aquecer a voz ao som do que a gente ama fazer: cantar no karaokê, bem desafinado e bem animado. Ter os caras no festival, já virou uma maravilhosa tradição e uma honra cantar com uma banda pra lá de afinada, com membros importantes da cena. Que sorte a nossa, não é mesmo? 


Sendo assim, do jeitinho que a gente gosta, o festival respeitou a tradição e o palco principal teve a banda Join the Dance como primeira banda. Com um som que colocou todo mundo pra dançar, a vocalista La Veggie não tentou disfarçar o quanto estava emocionada e agradecida por fazer parte do festival. Formada em 2012, em São Gonçalo (RJ), a banda foi muito aguardada por uma galera e que deu o nome, mostrando porque foi escolhida para compor o line do festival. 


E conforme as bandas iam se apresentando, os shows só foram aproximando mais o público das bandas e fazendo com que o festival virasse um rolezão de domingo de sol. O grande queridinho acabou virando o Deck da Audio, onde bandas e público se misturavam e acabavam trocando experiências e rolando muitas fotos para recordação.


Infelizmente nem todas as bandas que estavam confirmadas anteriormente toparam essa mudança de local, mas as que ficaram não fizeram feio. "O Cine Joia foi maneiro demais porque estava abarrotado, foi maneiro. Única coisa ruim, foi algumas bandas não conseguirem tocar pela limitação da casa, eu acho que esse ano, o Oxigênio provou ser resiliente. Em termos de estrutura pra 2 palcos a Audio é melhor", diz uma das bandas que participou do festival.



Quem não foi perdeu muita a e inclusive perdeu a apresentação única e memorável dos caras do Get Up Kids e o mega show dos Nitrominds que na nossa opinião, poderiam esticar um pouco mais e fazer algum show comemorativo dos 20 anos da banda. Será que vem aí?


 "Ver Nitrominds depois de 20 anos foi um abraço que o Mário de 37 anos deu no Mário de 17. Viver Maguerbes ao lado de quem me ensinou a ouvir e sentir Maguerbes, foi um presente que a vida me deu. Viver um dos finais de semana mais importantes da vida de um amigo que abraçou sua juventude com o Hot Water e Get Up Kids.". Você tem dúvidas de que o festival é especial para o Mário Bolpoto?


E por falar em Get Up Kids, nossa equipe encontrou um conhecido da galera vibrando muito neste show: Fausto, baixista da Zander, além de ser fã ainda teve a oportunidade de abrir o show dos caras no Circo Voador (RJ): "Dividi o palco com eles no Circo Voador (RJ), tocando com Zander e fui prestigiá-los no Oxigênio Festival na Audio (SP). O show no Circo Voador foi a realização dupla de um sonho: tocar naquele palco icônico e ao lado de uma banda que é uma grande influência." E realmente o show do Get Up foi um marco e muito especial para o festival, já que eles "tocaram 12 músicas do disco e o set que contou com canções do EP "Red Letter Day" (trabalho pré "Something") e algumas mais - incluindo "Woodson" - que não estava no repertório do dia, mas tocaram atendendo a pedidos.", completa Fausto.


Mesmo com o line um pouco desfalcado do que o divulgado anteriormente, o Oxigênio Festival provou que existe uma cena e que ela tá viva. E que mesmo tendo problemas, eles serão resolvidos e o que nos une é muito mais forte do que apenas um contratempo. 


Ano que vem esperamos que tenha outra edição e com certeza a produção ira reparar as arestas e proporcionar o melhor festival da cena mesclando bandas novas com antigas, nacionais com internacionais. O Oxigênio Festival já virou um evento obrigatório da cena, onde pessoas vem de outros estados para prestigiar o evento. 


E pode ter certeza que ele sendo feito no Cine Joia, no Campo de Marte, na Audio ou em qualquer outro local, a música é o que nos une, nos conecta e nos transborda. 


Até 2025! 


Confira mais fotos desse dia épico!



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page